segunda-feira, 27 de junho de 2011

COSCORÕES

INGREDIENTES:


500 g de farinha
3 ovos
1 colher de chá de fermento
1,5 dl sumo de laranja
1 dl de azeite
50 g de margarina
óleo para fritar q.b.

sal q.b.


CALDA DE AÇÚCAR:


2,5 dl de água
250 g de açúcar
1 pau de canela
Casca de meio limão

PREPARAÇÃO DA MASSA:


Num alguidar ponha a farinha com uma pitada de sal,o fermento, o sumo da laranja e depois os ovos inteiros (clara e gema), o azeite e a margarina derretida. Amasse tudo muito bem, se a massa estiver mole, junte um pouco mais de farinha até conseguir uma massa consistente para se poder estender com o rolo. Retire do alguidar e amasse em cima da mesa, batendo-a bem até que se descole da mesa. Depois forme uma bola com a massa e deixe repousar durante uma hora. Estenda pequenas porções de massa com um rolo até uma espessura de 1 mm e corte rectângulos compridos e frite-os em óleo quente. Escorra e depois molhe-os na calda do açúcar, esta deve estar quente.

PREPARAÇÃO DA CALDA:

Num tacho junte a água, o açúcar, o pau de canela e a casca do limão. Leve ao lume e deixe ferver durante 10 minutos.

Bom Apetite!

COSCORÕES



SANTOS POPULARES

Quando nos aproximamos da data do primeiro Santo Popular (13 de Junho), começam a aparecer as carochas voadoras. É um insecto que passa a maior parte do tempo a voar (a bailar - como o povo diz), quando chegamos aos festejos do São Pedro já estas começam a desaparecer, morrendo de cansaço de tanto bailar.

Os Santos Populares estão a terminar.

É uma época muito animada. Em muitas localidades organizam-se Marchas Populares em honra do Sto António (13 de Junho), São João (24 de Junho) e São Pedro (29 de Junho). As festas enchem as ruas de cor e alegria. E como manda a tradição não falta o manjerico, a sardinha assada, o caldo verde, alguns doces tradicionais, como por exemplo os coscorões e as filhoses e para beber o vinho tinto e a cerveja. E como qualquer festa não se faz sem um pezinho de dança, também há muita animação com música popular.

SANTOS POPULARES






quinta-feira, 23 de junho de 2011

QUICHE DE ATUM

Sendo véspera de feriado e depois de um longo dia de trabalho, com papéis e mais papéis, só me apetecia fazer algo fácil e rápido para o jantar. Uma quiche de atum não podia ser melhor. Então vamos lá colocar as mãos na massa: 



INGREDIENTES:


1 base de massa folhada
2 latas de atum
1 lata de cogumelos laminados

1 cebola
4 dentes de alho
1 alho francês

200 ml de leite
3 ovos
2 cenouras
Azeite, sal e pimenta q.b.


PREPARAÇÃO:

Corte o alho francês em rodelas finas, reserve. Corte a cebola em pedaços pequenos e finos, pique também os alhos e reserve. Descasque as cenouras e raspe-as em juliana.

Coloque num tacho um fio de azeite, suficiente para refogar a cebola, os alhos, o alho francês e as cenouras. Envolva muito bem. Adicione os cogumelos e por fim o atum escorrido e desfiado.
Coloque a massa folhada numa forma redonda com o fundo amovível e espalhe a mistura anterior. Bata os três ovos inteiros, adicione o leite, tempere de sal e pimenta. Espalhe por cima da tarte. Leve ao forno pré-aquecido a 200 ºC e leve a cozer durante 45 minutos.
Sirva com uma boa salada de alface.

Bom Apetite!





QUICHE DE ATUM

domingo, 19 de junho de 2011

TARTE DE MAÇÃ

TARTE DE MAÇÃ


INGREDIENTES:


Para a cobertura:
4 maçãs
Sumo de meio limão
75 g de açúcar


Para o creme:
2 maçãs
Raspa de meio limão
75 g de açúcar
4 colheres de sopa de água


Para a base:
1 base de massa folhada para tartes


PREPARAÇÃO:


Comece por descascar as maçãs. Corte 2 maçãs em pedaços pequenos, coloque-os numa caçarola com a raspa do limão, o açúcar e a água. Leve ao lume, deixe cozer. Entretanto corte as restantes maçãs em lâminas finas e regue-as com o sumo de limão para não escurecerem, reserve.
Retire a caçarola do lume e reduza a puré a maçã.
Estenda a massa folhada numa forma de tarte com fundo amovível, espalhe o creme de maçã sobre a massa. 
Disponha os gomos de maçã em circulo sobre o creme. Pulverize com o restante açúcar e leve ao forno pré-aquecido durante 45 minutos a 170 º C.

Bom Apetite!
TARTE DE MAÇA


MAÇÃ



Maçã, fruto da macieira da família “rosaceae” do gênero “malus” existem inúmeras variedades as mais populares são: fugi e a gala, trata-se de uma das frutas mais antigas cultivada há milênios, destaca-se como um alimento de primeira linha, apresenta frutas resistentes que, quando refrigeradas podem durar longo tempo sem estragar, muitas vezes colhidas numa estação e consumidas em outra, a exemplo do que ocorre na Ásia, Europa e Estados Unidos as quais são colhidas no outono para serem consumidas no inverno.


Excelente para o sistema digestivo e imunológico, elimina as toxinas e dissolve o ácido úrico, reduz o colesterol, previne o câncer digestivo, evita alergias, é ótima para dissolver cálculos dos rins e da vesícula, desinfetante bucal elimina o mau hálito, prisão de ventre, bom para herpes eczema. Combate o artritismo, gota, reumatismo, dor ciática, calmante por natureza proporciona sono relaxante. Actua também no combate a doenças crônicas de pele, auxilia na obesidade promovendo a saciedade, depurador sanguíneo, distúrbios intestinais, colite, tônico cardíaco previne o infarto do miocárdio, infecções da garganta, fortalece o cérebro, ossos, facilita o funcionamento do fígado indicado ainda na tuberculose, bronquite e asma. Purifica o organismo como um todo, desinfeta e cura sem prejudicar. A maçã é uma fruta que não pode faltar na alimentação de nenhuma pessoa que queira viver de forma saudável.
MAÇÃ


quarta-feira, 15 de junho de 2011

BOLO DE ARROZ

BOLO DE ARROZ

Há muito que queria fazer esta receita. Como já tinha todos os ingredientes resolvi fazê-lo. Segui a receita aqui mas fiz na máquina do pão, MFP.

INGREDIENTES:


75 g de margarina derretida
150 ml de leite
200 g de açúcar
350 g de farinha de arroz
2 ovos
Raspa de meio limão
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de café de sal em pó


PREPARAÇÃO:


Coloque os ingredientes na cuba da máquina pela ordem indicada.
Programe a máquina no programa de Bolos e deixe correr o programa. Quando a massa começar a ganhar consistência polvilhe com algumas colheres de açúcar.
Se no final o bolo não estiver bem cozido programe para mais 10 minutos.
Desenforme ainda quente.

Bom Apetite!


BOLO DE ARROZ




sábado, 11 de junho de 2011

ROLO DE BACALHAU COM ALHO FRANCÊS

ROLO DE BACALHAU COM ALHO FRANCÊS

Uma receita simples, fácil e saudável. Cozinhada só com a gordura do azeite e com muitos vegetais.
Uma boa opção para um piquenique de verão ou para um dia calma em família e amigos.



INGREDIENTES:


1 pacote de massa folhada
2 postas de bacalhau 
1 alho francês
1 cebola grande
1 cenoura
1 courgete 
1/2 pimento vermelho
6 fatias de bacon
Azeite, sal e pimenta q.b.


PREPARAÇÃO:


Comece por cozer o bacalhau. Entretanto corte a cebola em rodelas, reserve. Corte o alho francês às rodelas, reserve. Corte a cenoura em juliana, reserve. Corte a courgete em cubos finos e reserve. Corte o pimento em tirinhas finas e reserve. Corte o bacon em pedaços pequenos e reserve.
Depois do bacalhau cozido, limpe-o de peles e espinhas e desfie-o.
Coloque num tacho o azeite a cebola e o alho francês, deixe apurar mexendo de vez em quando. Adicione a courgete, o bacon, a cenoura e o pimento vermelho, deixe estufar lentamente com o tacho tapado cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Passado este tempo adicione o bacalhau e envolva tudo. Verifique os temperos, adicione sal se necessário e pimenta. Deixe apurar.
Estenda a massa folhada, coloque o recheio e enrole, una bem as pontas. Faça uns pequenos cortes cruzados na massa com uma faca, pincele com leite e leve ao forno a 220º C até a massa folhada ficar bem tostadinha.
Sirva com uma boa salada a seu gosto.

Bom Apetite!


sábado, 4 de junho de 2011

OMELETE DE QUEIJO

OMELETE DE QUEIJO



Existem dias em que queremos fazer tudo. Aproveitar para colocar em dia algumas tarefas que durante a semana não se realizaram e também, o mais importante, estar com o marido. E nesses dias a refeição mais rápida é fazer uma omelete, que se pode acompanhar com umas fatias de pão e uma salada de alface, tomate ou outra a gosto.
Aqui fica a sugestão:

INGREDIENTES (2 PESSOAS):

4 Ovos
200 g Queijo (mistura cabra e ovelha)
3 colheres de leite
1 colher chá de fermento em pó
Sal q.b.

Salada a gosto

PREPARAÇÃO:

Comece por cortar o queijo em tiras.
Parta os ovos para uma taça. Bata-os bem até fazerem espuma. Adicione as colheres de leite e misture, adicione o fermento e o sal. Misture.
Numa frigideira anti-aderente coloque um fio de óleo vegetal, deixe aquecer e verta o suficiente para cobrir o fundo. Disponha o queijo no meio da omelete. Deixe cozer cerca de um minuto. Passado este tempo enrole a omelete, tendo cuidado para não a partir. Deixe cozer mais um minuto e retire para o prato de servir.
Repita os passos indicados para fazer a outra omelete. Polvilhe com coentros.
Sirva com uma salada a gosto.

Bom Apetite!





quarta-feira, 1 de junho de 2011

BOLO DE CHOCOLATE DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

BOLO DE CHOCOLATE DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Hoje é o Dia Mundial da Criança. E porque todos nós temos uma criança dentro de nós e porque tenho um netinho que vai fazer 7 meses no próximo dia 3 de Junho, dedico-lhe este bolo de chocolate. Que Deus permita que muitos mais venha a fazer e que todos os que me seguem, também tenham a alegria de poder partilhar estes bons momentos da vida com todos aqueles que lhe são queridos.
Esta receita foi feita para o concurso lançado pela Belinha no site Receitas da Amizade, que está a decorrer até dia 2 de Junho, participem, faz bem liberta o stress e o final é bem gostoso :))

BOLO DE CHOCOLATE DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
INGREDIENTES:


6 Ovos
200 g de açúcar
170 g de farinha trigo Branca de Neve
40 g de chocolate em pó


PREPARAÇÃO:


Bata os ovos com o açúcar até formar uma massa esbranquiçada. Junte a farinha peneirada, o fermento e o chocolate.
Verta o preparado numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha.
Leve ao forno pré-aquecido, deixe cozer durante 35 minutos a 180º C.
Desenforme e decore a seu gosto.

Como o tempo está a aquecer, fiz um recheio de chantily com gelatina de morango cortada em pedaços. Barrei-o com o restante chantily, fiz uma flor de gelatina e coloquei uma pintarolas que as crianças adoram.
Guarde no frigorífico. Sirva bem fresco.

Bom Apetite!

BOLO DE CHOCOLATE DIA MUNDIAL DA CRIANÇA