sexta-feira, 16 de novembro de 2012

DICAS PARA NÃO DESPERDIÇAR ALIMENTOS

As limitações que muitas famílias estão a passar, com cortes de subsídios, com um, dois ou mais elementos da família desempregados, com a subida de preços, enfim com a instabilidade que rodeia qualquer um de nós, somos cada vez mais forçadas/os a ser criativos na cozinha.

Para uma melhor economia siga os seguintes conselhos:
  • Comprar frutas, hortaliças e legumes da época;
  • Prepare bem os alimentos, lave-os bem, não retire cascas muito grossas e utilize apenas a quantidade necessária para a refeição que vai preparar;

Se ficaram sobras de uma refeição, eis alguns exemplos onde pode usá-las:
  • Pão: Torradas, pão ralado, rabanadas, pudim;
  • Peixe e frango: Recheios, suflê, empadão e rissóis;
  • Carne moída: Croquetes, empadão, recheios, bolo salgado e rissóis;
  • Carne assada: Croquetes, misturada c/ massas, omelete, empada, etc.
  • Aparas de carne: Sopas, molhos, recheios, croquetes, empada e rissóis;
  • Hortaliças: Sopa, puré, empadão;
  • Talos de couve e agrião: Podem ser usados em sopas e refogados;
  • Macarrão: Salada ou misturado com ovos mexidos;
  • Arroz: Empadão, bolos de arroz ou misturado com ovos mexidos;
  • Frutas maduras: Sumos, doces, bolos;
  • Casca de banana: bolo

  • Consuma só o necessário, muito do desperdício de água e comida pode ser reduzido se nos limitarmos a comprar, comer ou beber só o necessário; 
  • Não dispense a lista de compras, antes de sair de casa veja a dispensa e o frigorífico e faça uma lista do que quer comprar e repor; 
  • Evite levar as crianças às compras consigo; 
  • Confira as datas de validade e certifique-se que irá consumi-los dentro do seu prazo. Seja disciplinada/o, na hora de fazer as suas compras não encha o carrinho com coisas que não estavam na lista;
  • Não exagere no tamanho do seu bife,(carne vermelha), reduza o seu tamanho para 120 a 150 g/dia, até três vezes por semana, nos restantes dias da semana substitua por peixe, frango, perú, coelho ou se gostar por soja;
Para termos uma alimentação saudável devemos seguir a pirâmide alimentar, assim além de controlar o peso estaremos bem nutridos e mais resistentes para enfrentar todos os desafios, cada vez maiores, do dia a dia.

Sejam felizes.

2 comentários :

  1. Belas dicas! Eu ponho em prática todas as dicas! Penso que faz parte do bom senso! E para mim reaproveitar os alimentos é o que torna tudo mais saboroso!

    bjs

    http://from-pot-to-the-heart.blogspot.com

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  2. Olá Zélinha,

    Excelentes dicas de poupança para os tempos difíceis que estamos a passar e para os que ainda virão. Reaproveitar alimentos, organizar as ementas semanais e fazer listas de compras é prática corrente nos Sabores e não conseguimos viver sem elas.

    Bjnhos e um fabuloso fim de semana.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

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Obrigado pela vossa visita e pelo comentário.
Um beijinho,
Zélinha