sexta-feira, 21 de julho de 2017

TARTELETES DE COURGETTE, MILHO E ATUM


Para uma refeição rápida e deliciosa, para um simples lanche na praia, no campo ou para uma festa de anos, ficam sempre bem as Tarteletes. Práticas e que podemos rechear com sobras de carne, frango ou peixe, complementado com vários legumes frescos ou de conserva.

INGREDIENTES

PREPARAÇÃO
  1. Entenda a massa e forre as formas que foram préviamente pulverizadas com o spray desmoldante;
  2. Escorra o azeite das latas de atum para um tacho, adicione a cebola picada;
  3. Faça um refogado ligeiro, lave as courgettes, corte-as em rodelas, adicione-as ao refogado, junte o milho escorrido, o atum, tempere com pimenta, flor de sal com mistura de oregãos, envolva e reserve;
  4. Bata os ovos e adicione as natas;
  5. Adicione esta mistura ao preparado anterior;
  6. Distribua pelas formas e leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante cerca de 25 minutos;
Nesta receita utilizei estes excelentes produtos:



sexta-feira, 14 de julho de 2017

BOLO DE NOZES, PASSAS DE UVA E LARANJA


Um bolo delicioso que fiz para levar para um piquenique que nem as migalhas ficaram! 😋

INGREDIENTES 🌼


PREPARAÇÃO 🍜
  1. Coloque no copo os ovos, a manteiga e programe 5 minutos/ 50º C/ vel 3;
  2. Adicione o açúcar, programe 15 seg/ vel 3;
  3. Junte a farinha, o fermento, o gengibre, a raspa e o sumo da laranja, programe 2 minutos/ vel espiga;
  4. Por fim adicione as passas de uva e o miolo de noz durante 30 seg/ vel colher;
  5. Coloque numa forma de bolo inglês que foi préviamente pulverizada com Desmoldante Panol;
  6. Leve a assar no forno pré-aquecido a 180º C durante cerca de 40 minutos.

Nesta receita utilizei estes excelentes produtos:


sexta-feira, 7 de julho de 2017

LARANJA E VÁRIAS SEMENTES PARA UM LANCHE SAUDÁVEL


Para uma sobremesa rápida ou um lanche, nada melhor e mais saudável que comermos fruta adicionando algumas sementes.

Esta foi a minha opção:

  • Descasquei uma laranja, cortei-a em rodelas e adicionei bagas Goji, sementes de girassol, linhaça dourada e de papoila. Também comi algumas tostas integrais.

As bagas Goji têm propriedades antioxidantes, anti-cancerígenas e muitas outras propriedades;

Sementes de girassol são uma grande fonte de vitamina E;

Sementes de linhaça dourada são ricas em Omega 3 e fibras;

Sementes de papoila são ricas em proteínas, hidratos de carbono, fibras e em gorduras poli insaturadas.



terça-feira, 4 de julho de 2017

ERVILHAS


Existem duas variedades de ervilhas, a ervilha-torta onde podemos utilizar a vagem e o grão, e a ervilha de debulhar da qual só consumimos o grão.
Podem ser utilizadas na gastronomia frescas, enlatadas, congeladas ou mesmo secas.
Esta leguminosa é muito rica em sais minerais como por exemplo o cobre, potássio, cálcio, fosforo, enxofre e ferro. Possuem também vitaminas A, B, C, E e K.
Têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, contribuem para o combate às doenças do coração, na osteoporose, no envelhecimento precoce, na diminuição do colesterol mau e açúcar no sangue.
Sendo também muito ricas em fibras ajudam na regularização do trânsito intestinal.

Podemos consumi-las em pratos frios ou quentes, como por exemplo em saladas, sopas, com carne, arroz, entre outras.

Por todos os benefícios desta leguminosa, devemos integrá-la cada vez mais nas nossas refeições, pois podemos encontrá-la durante todo o ano.