quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

OVOS MOLES

Os ovos moles aplicam-se em muitas sobremesas, recheio e cobertura de bolos ou tortas, em pudins, em tartes ou simplesmente para comer simples, com amêndoas, amendoins ou pinhões torrados.
OVOS MOLES
INGREDIENTES:

140 g água
250 g de açúcar
8 gemas de ovo
amêndoa torrada e granulada q.b.

PREPARAÇÃO - BIMBY

  1. Coloque no copo a água, o açúcar e programe 20 Min/Varoma/ Vel 1. Retire o copo da base para que arrefeça mais rápido até aos 60º C.
  2. Coloque as gemas numa taça e, em fio, deite um pouco da calda sobre as gemas e misture bem.
  3. Coloque a borboleta e programe 10 minutos/100º C/ Vel 1. Com a máquina em funcionamento, adicione as gemas em fio através do bocal da tampa e deixe acabar o tempo. Retire do copo para as taças individuais e polvilhe com amêndoa torrada e granulada. 
O tempo de cozedura das gemas foi aumentado de 5 para 10 minutos, em relação à receita de origem, pois eu gosto dos ovos moles com mais consistência e para recheio de bolos também fica melhor.

Fonte: As Receitas Essências - Bimby

PREPARAÇÃO MÉTODO TRADICIONAL:

Numa tigela desfaça as gemas com um garfo. 
Num tacho coloque o açúcar e cobra-o com água, 9 colheres de sopa, (1 colher de sopa por gema + 1). Leve ao lume até atingir o ponto pérola (até pegar na ponta dos dedos). Fora do lume, e quando atingir os 60º C, deite um pouco da calda sobre as gemas, mexendo bem.
Adicione esta mistura à restante calda, leve ao lume, vá mexendo com a colher de pau até levantar fervura e o creme engrossar.



Boas Festas!

4 comentários :

  1. Gostei muito do seu blog, já sou seguidora e vou voltar mais vezes. Excelente esta sugestão.
    Beijinhos e bom ano

    ResponderEliminar
  2. Ai o que eu gosto disto hummm e que aspecto tão tentador Zelinha,

    beijinhos e BOM ANO!!

    ResponderEliminar

Obrigado pela vossa visita e pelo comentário.
Um beijinho,
Zélinha