DICIONÁRIO DOS ALIMENTOS

Dicionário dos Alimentos

A

Abacate


Fruto rico em açúcares e vitaminas e possui um dos mais elevados teores de proteínas e vitaminas A. Possui ainda ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6. É consumido isoladamente ou em saladas temperadas com molhos, ou como sobremesa, batido com leite e açúcar ou açúcar e limão.

Calorias: 160 kcal por cada 100 g


Abóbora


Fruto de casca dura e difícil de furar, que lhe confere um longo período de armazenamento, em boas condições até seis meses. O seu interior tem um sabor adocicado e muito nutricional. Muito rica em vitamina A, vitamina C, potássio, fibras e magnésio.
É um fruto muito versátil de cozinhar, em sopas, purés, pães, bolos, pudins, doces, geleias, grelhados, etc.

Calorias: 40 Kcal por cada 100 g


Alcaparra



Planta originária da região mediterrânica. O seu fruto, alcaparra, é muito utilizado em molhos, vinagretes, na preparação de comidas como pastéis de carnes, peixes, bacalhoada e outros frutos do mar. Em Trás-os-Montes, alcaparras é nome comum para as azeitonas partidas (britadas no Alentejo) e descaroçadas. O princípio activo mais importante da alcaparra é o ácido cáprico, que possui uma acção estimulante do apetite além de auxiliar a digestão. Pessoas hipertensas devem consumí-las com moderação, por ser conservada no sal.

Calorias: 35,2 Kcal por cada 100 g 


Ameixa



Existem muitas variedades consoante o seu tamanho, cor, sabor e estação do ano em que se desenvolvem. Tem entre 3 a 6 cm de largura. Utiliza-se muito na culinária, em conservas, geleias e doces. Muito rica em fibra, carboidratos, magnésio, sódio e potássio, a ameixa é laxativa, recomendando-se contra a prisão de ventre obstinada. Consumida ao natural, fresca, seca ou demolhada, é um alimento saboroso e saudável.

Calorias: 1 ameixa: 35 Kcal


Amora-Silvestre 



Fruto de arbustos (amoreira-silvestre) vulgarmente designados por silvas. Os frutos são usados para a composição de sobremesas e compotas.
As suas flores brancas ou rosadas, florescem de Maio a Agosto, dando origem as amoras de cor vermelhas e depois, negra. São ricas em vitamina C.

Calorias: 64 Kcal por cada 100 g


(em construção)



A minha receita ficou em 1° lugar

A minha receita ficou em 1° lugar
DELÍCIA GELADA TRÊS MOUSSES ALSA

Mensagens populares deste blogue

BACALHAU NO FORNO

TARTE GELADA DE NATAS, CHOCOLATE, CARAMELO E BOLACHA

CABEÇA DE SALMÃO GRELHADA