sábado, 11 de setembro de 2010

A MINHA PRAIA

SOU NATURAL DE VIEIRA DE LEIRIA.
ARTE XÁVEGA
TERRA ACOLHEDORA, HOSPITALEIRA, CONSTRUÍDA E ENGRANDECIDA POR TODOS QUE NELA HABITAM E TAMBÉM PELOS QUE ESTÃO EMIGRADOS NOS QUATRO CANTOS DO MUNDO. È UMA TERRA DE ENCANTO, SITUADA NO DISTRITO DE LEIRIA E CONCELHO DE MARINHA GRANDE, RODEADA PELO PINHAL DO REI, "D. DINIS". A NORTE LADEADA PELO RIO LIZ, QUE NASCE NO LUGAR DE FONTES - CORTES - LEIRIA.  A OESTE SITUA-SE A HOSPITALEIRA PRAIA DE VIEIRA DE LEIRIA, BANHADA PELO OCEANO ATLÂNTICO.


PRAIA DE VIEIRA DE LEIRIA - ARTE XÁVEGA
A PRAIA DE VIEIRA DE LEIRIA TEVE ORIGEM NA ACTIVIDADE PESCATÓRIA, "ARTE XÁVEGA", TENDO SIDO UM DOS PRINCIPAIS FACTORES PARA A FIXAÇÃO DA SUA POPULAÇÃO. AINDA HOJE A COMUNIDADE PISCATÓRIA IMPRIME UM BULÍCIO SAZONAL TÍPICO DE UMA GRANDEZA ETNOGRÁFICA ENORME, QUE PERMITE TRAZER MUITOS TURISTAS A ESTA REGIÃO. HOJE JÁ NÃO OUVIMOS AS PEIXEIRAS A APREGOAR PELAS RUAS DA VILA A VENDA DO PESCADO: "QUEM QUER SARDINHA FRESQUINHA, 
QUE SAIU AGORA DO MAR?"
A ARTE XAVEGA CONTINUA, A VENDA DA SARDINHA, DO CARAPAU, E MUITOS OUTROS PEIXES, CONTINUAM TAMBÉM, MAS VENDENDO-SE EM LOCAIS PRÓPRIOS, COMO POR EXEMPLO NA LOTA OU NAS PEIXARIAS. 

IGREJA DE VIEIRA DE LEIRIA




Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigado pela vossa visita e pelo comentário.
Um beijinho,
Zélinha