RUI SIMEÃO - TAVIRA SAL

 

Hoje trago um produto que usamos todos os dias na nossa cozinha de enorme valor, que confere aos nossos cozinhados, salgados e doces, um sabor impar, o sal. 

Tavira Sal provém de uma família de salineiros que já conta com 5 gerações na sua atividade.

Situada no parque Nacional da Ria Formosa, a 500 m da barra de Tavira, longe de fontes de poluição. Este prestigiado posicionamento relativamente à entrada de água do oceano permite ter uma qualidade ímpar de argilas que estão implantadas, assim como do produto final. 

É constituída por uma salina com cerca de 13 hectares, considerada por muitos uma salina modelo, devido à sua implementação no terreno, proporção entre viveiros e cristalizadores, assim como nos processos utilizados para produção e colheita.

É um produto de Denominação de Origem Protegida (DOP) é o nome que é atribuído a um produto cuja produção, transformação e elaboração ocorrem numa área geográfica delimitada com um saber fazer reconhecido e verificado.


A Flor de Sal produzida nesta salina tem o nome de Flor de Sal de Tavira DOP à semelhança o Sal Artesanal tem a designação de Sal de Tavira DOP.




O sal é extraído durante os meses de Junho a Setembro, pelos marnotos (homens possuidores da arte de extrair sal) que ao extraírem colocam o sal mas barachas das marinhas para secar sendo transportado para os armazéns onde ficará abrigado de intempéries ou poeiras, até ser devidamente embalado sem sofrer qualquer tipo de transformação, para que o consumidor obtenha um produto 100% natural.

Produto nacional certificado de excelente qualidade, com uma vasta gama de produtos e embalagens.



Informação retirada do site Rui Simeão - Tavira Sal 

Agradeço ao Sr. Rui Simeão os produtos enviados e a disponibilidade que sempre tem tido ao longo destes anos. 

Comentários

A minha receita ficou em 1° lugar

A minha receita ficou em 1° lugar
DELÍCIA GELADA TRÊS MOUSSES ALSA

Mensagens populares deste blogue

BACALHAU NO FORNO

TARTE GELADA DE NATAS, CHOCOLATE, CARAMELO E BOLACHA

CABEÇA DE SALMÃO GRELHADA