11 de novembro de 2019

CASTANHAS - QUENTES E BOAS


"Quentes e boas ..... oh freguês", ainda assim é o pregão em alguns locais para anunciar a venda das castanhas, que tão bem sabem arranjar.

Para quem não tem a possibilidade de as assar sobre o lume, deixo aqui algumas sugestões práticas e rápidas de as assar, não há desculpa para não comemorarem o S. Martinho 😉

Imagem da net

No S. Martinho, como diz a tradição, faz o Magusto e vai à adega provar o teu vinho. É um dia que se comemora de varias formas, consoante as regiões, comem-se castanhas assadas no aconchego do nosso lar, em grupos de amigos, em festas e romarias, elas comem-se cozidas, assadas no forno, na frigideira, no micro-ondas ou num assador sobre o lume.

É um fruto rico em hidratos de carbono e minerais, com benefícios para a saúde, não devendo ser consumida em exagero, como todos os alimentos.

Para além da confeção em vários pratos de carne, em licores, na doçaria, na padaria, podemos come-las simples, sempre quentinhas, pois frias a pele torna-se mais difícil de tirar.


🌰 Castanhas cozidas
Comece por dar um golpe nas castanhas, coloque-as numa panela, adicione a erva doce e o sal, adicione água até tapar as castanhas, leve ao lume e deixe cozer.
Por fim escorra a água e sirva de imediato.

🌰 Castanhas assadas na frigideira

Depois de dar um golpe nas castanhas, passe-as por água e coloque-as numa frigideira,  não as sobreponha, salpique-as com sal, tape a frigideira com um testo e deixe cozinhar em lume brando cerca de 15 a 20 minutos, salpique as castanhas com água de vez em quando e sacuda a frigideira regularmente para não queimar as castanhas.
Retire-as para um pano ou folha de jornal, embrulhe-as e deixe repousar cerca de 5 minutos.
Sirva de imediato.

🌰 Castanhas assadas no forno

Dê um golpe nas castanhas, passe-as por água e coloque-as num tabuleiro, nas as sobreponha, salpique-as com sal e leve-as ao forno a 200º C cerca de 40 a 45 minutos, até estarem tenras e a pele a soltar-se.
Sirva de imediato.

🌰 Castanhas assadas no micro-ondas

Dê um golpe em todas as castanhas, não deixe nenhuma sem golpe pois irá rebentar dentro do micro-ondas.
Coloque-as numa taça de vidro. Noutra taça coloque uma castanha e encha com água, o vapor da água irá impedir que as castanhas sequem e a castanha irá impedir a ebulição.

Coloque as taças no micro-ondas na potência 900 W, cerca de 5 minutos. 
Retire as castanhas para uma folha de jornal, embrulhe-as e deixe repousar durante 5 minutos.

Sejam preparadas de uma forma ou de outra, devem ter por companhia uma ginjinha, uma jeropiga ou outro vinho licoroso.

Nas receitas utilizo os seguintes produtos:


8 comentários:

  1. ainda a pouco comi saberam mt bem estavam mt boas fiz no forno bjs adorei as tuas segestoes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos gostamos de castanhas, faço muitas vezes no micro-ondas é mais rápido. Bjinhos

      Eliminar
  2. Ainda ontem comi castanhas assadas e é algo que gosto de comer só é pena este ano não serem tão boas como nos outros anos.

    ResponderEliminar
  3. Adoro assadas, ainda hoje vou comer😋

    ResponderEliminar